Sessão Solene evocativa do 25.º Aniversário da Transferência da Administração Portuguesa de Macau para a República Popular da China

No passado dia 19 de dezembro, a Fundação Jorge Álvares, em colaboração com o Centro Científico e Cultural de Macau, organizou uma sessão solene para assinalar os 25 anos da transferência da Administração Portuguesa de Macau para a República Popular da China, que decorreu nas instalações do CCCM, em Lisboa.

Imagem1

A sessão iniciou-se com as intervenções da Presidente do Centro Científico e Cultural de Macau, Prof.ª Doutora Carmen Amado Mendes, e da Presidente da Fundação Jorge Álvares, Dra. Maria Celeste Hagatong. Seguiram-se intervenções do Embaixador Pedro Catarino, Curador da FJA que ao longo dos anos, em diversos postos e funções, esteve ligado ao processo negocial da transição – O culminar de um processo de 500 anos bem sucedido – e do Prof. Doutor Rui Martins, Vice-Reitor da Universidade de Macau e membro do Conselho Consultivo da FJA e da Unidade de Acompanhamento do CCCM – Como é viver hoje em Macau. O painel de oradores terminou com uma intervenção do Embaixador da República Popular da China, Dr. Zhao Bentang, e com a leitura de uma mensagem do Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que pode ser consultada aqui.

Após a sessão seguiu-se a abertura de uma nova área expositiva permanente do Museu do CCCM – a Galeria dos Governadores de Macau – e de uma exposição de fotografias de Rui Ochoa – Macau: os últimos dias da Administração Portuguesa, projetos integralmente desenvolvidos com o apoio mecenático da Fundação Jorge Álvares.

A Galeria dos Governadores integra os retratos dos Governadores de Macau que se encontravam na Sala dos Retratos do Palácio da Praia Grande, sede do Governo de Macau, durante o período da Administração Portuguesa. São 41 retratos de Governadores, entre 1846 e 1999, os quais, acompanhados de textos biográficos e textos explicativos da história de cada um dos períodos em que se inserem, foram agrupados em cinco secções:

i. A refundação de Macau (1846-1886), de João Maria Ferreira do Amaral a Thomaz de Sousa Rosa;
ii. O fim das monarquias imperiais (1886-1910), de Firmino José da Costa a Eduardo Augusto Marques;
iii. Entre duas guerras no mundo (1914-1946), de José Carlos da Maia a Gabriel Maurício Teixeira;
iv. Os desafios do pós-guerra (1947-1974), de Albano Rodrigues da Fonseca a José Manuel Nobre de Carvalho;
v. Os caminhos da Transição (1974-1999) de José Eduardo Garcia Leandro a Vasco Rocha Vieira.

A exposição de fotografia de Rui Ochoa mostra ao público a parte mais significativa do trabalho desenvolvido pelo fotógrafo durante o período de cerca de um mês que passou em Macau em dezembro de 1999, como fotojornalista ao serviço do jornal Expresso.

A Galeria dos Governadores de Macau e a exposição fotográfica de Rui Ochoa abriram ao público no dia 20 de dezembro e permanecem disponíveis para visita. Estas exposições são uma oportunidade única para revisitar a história de Macau e compreender o papel que o sucesso da transição desempenhou na relação entre Portugal e a China.

Anterior Entrega da Bolsa de Estudos e Prémios Fundação Jorge Álvares 2024 na Universidade de Macau

EGovt City Hall

Contactos

Rua Castilho, 39 (Edif. Castil) – 11º Andar – Letra I – 1250-068 Lisboa

Segunda – Sexta: 10h00 – 18h00

City Map View

Subscreva a Newsletter FJA

Receba as notícias, eventos e outras informações relevantes da Fundação.

Fundação Jorge Álvares © 2025. Todos os direitos reservado